História

Decorria o ano de 1953/54 quando os professores Abel Augusto Pereira da Fonseca e esposa Júlia do Céu Salgado resolveram instalar-se na vila de Matosinhos e abrir um estabelecimento de ensino privado para o sexo masculino.

Procuraram um edifício que lhes permitisse a realização desse sonho e, simultaneamente, um espaço para habitação. Encontraram-no na rua Gago Coutinho ao nº 160, em Matosinhos. Este estabelecimento de ensino só abrangia alunos da primeira à quarta classe, sendo que alguns deles seriam provenientes da Obra do Padre Grilo. Este projecto nasceu com apreço à Obra de S. João Bosco, personalidade adoptada como patrono. O dia do colégio é comemorado deste modo a 31 de Janeiro, dia de S. João Bosco, sacerdote salesiano.

Instituição sempre reconhecida pela sua qualidade de ensino e de formação pessoal dos seus alunos, quer ao nível local quer ao nível do grande Porto. Dois anos após a sua fundação já as instalações do colégio se tornavam pequenas.

No ano de 1971, houve necessidade de procurar um novo espaço para alargamento das instalações e aconteceu a mudança do estabelecimento para a rua Brito Capelo, nº 720, em Matosinhos.

Este alargamento deveu-se ao elevado número de crianças que pretendiam a sua frequência, uma vez que a reforma de Veiga Simão veio permitir o funcionamento misto das escolas. Assim, ao já elevado número de rapazes que a frequentavam veio juntar-se um também elevado número de raparigas que sempre quiseram aí inscrever-se. As instalações da rua Brito Capelo passaram, assim, a albergar perto de 150 crianças de ambos os sexos.

Depressa se verificou a necessidade de prestar atendimento aos pedidos formulados para a recepção de crianças com idades inferiores à idade escolar.

Foi assim que se pensou em encetar todas as formalidades necessárias à abertura do jardim-de-infância, que passou a denominar-se Jardim-escola "A Conchinha". Este prolongamento teve a sua abertura no ano lectivo de 1973/74 em edifício situado na rua Roberto Ivens, nº 572.

No ano de 1987/88 é transferido o Alvará do Jardim - escola "A Conchinha" para nova direcção constituída por Dr.ª Albina Sousa Costa e Sr. Aníbal Rocha Pinto da Costa, que vieram anos mais tarde a retomar o Alvará do 1º ciclo do Externato S. João Bosco, na rua Brito Capelo. Com os novos proprietários a Instituição sofreu grande dinamização e alargamento.

Ao comemorarem-se os cinquenta anos de existência, alargou-se a actividade ao segundo ciclo de escolaridade básica, em novas instalações da Rua Roberto Ivens, 562, devidamente equipadas para o funcionamento do mesmo.

Actualmente e com os sessenta anos de existência, abrange já toda a escolaridade Básica, ou seja, proporciona a leccionação até ao nono ano de escolaridade, sendo a única Instituição Particular e Cooperativa com este grau de ensino em Matosinhos. O colégio conta com pavilhão gimnodesportivo, laboratórios, sala de música, etc. É um projecto que está a crescer e do qual nos sentimos muito orgulhosos.

BARCELONA APARTMENTS EMPRESA SEO ESTUDAR EM ANGOLA