Avaliação Externa

Avaliação Externa


A avaliação externa das aprendizagens, da responsabilidade dos serviços ou organismos do Ministério da Educação, Ciência e Inovação e compreende:

a) Provas de Monitorização da Aprendizagem - ModA (4.º e 6.º anos de escolaridade);

b) Provas Finais de Ciclo (9.º ano de escolaridade);


Provas de Monitorização da Aprendizagem - ModA

Este novo modelo de avaliação externa entra em vigor no presente ano letivo 2024/25, aguardando-se pela publicação dos normativos legais que a irão regulamentar.

Com a implementação deste novo modelo, o Ministério de Educação, Ciência e Inovação pretende valorizar a comparabilidade dos resultados no Ensino Básico entre anos letivos e entre anos de escolaridade, seguindo a tendência internacional de monitorização da aprendizagem, que será inovadora em Portugal. Por outro lado, é também reforçado o recurso ao digital nos processos de avaliação e classificação, com garantias de equidade.

Para garantir aos alunos e professores uma transição tranquila para este novo modelo de avaliação e para garantir a equidade na avaliação em formato digital, serão implementadas várias medidas, entre as quais:

  • Garantia de que alunos passam, durante o ano letivo, um número mínimo de horas a realizar tarefas na plataforma do IAVE;
  • Provas-ensaio a meio do ano letivo, nas disciplinas com provas digitais ou híbridas, para familiarização atempada com o formato digital;
  • Possibilidade de as provas-ensaio contarem para a classificação interna, em regime voluntário, no âmbito da autonomia das escolas.

Provas Finais

As provas finais de ciclo realizam-se no 9.º ano de escolaridade, e destinam-se a todos os alunos do ensino básico geral e dos cursos artísticos especializados.

Os alunos a frequentar o 9.º ano de escolaridade realizam, obrigatoriamente, as provas finais de ciclo. As provas finais de ciclo têm como referencial de avaliação os documentos curriculares em vigor relativos ao 3.º ciclo do ensino básico.

As provas finais complementam o processo de avaliação sumativa dos alunos do 9.º ano nas disciplinas de:

a) Português e Matemática;

b) PLNM (provas finais de nível A2 e B1) e Matemática, para os alunos do nível de proficiência linguística de iniciação A1 e A2 ou do nível intermédio B1;

c) Português Língua Segunda (PL2) e Matemática para os alunos com surdez severa a profunda das escolas de referência.

As provas finais de ciclo realizam-se em duas fases com uma única chamada cada são classificadas na escala percentual de 0 a 100, sendo a classificação final da prova convertida na escala de 1 a 5.

As Provas Finais do 3.º Ciclo do Ensino Básico são da responsabilidade dos serviços centrais do Ministério da Educação e Ciência e compreendes a realização de provas finais nas disciplinas de Português e Matemática, as quais incidem sobre as aprendizagens do 3.º ciclo.

229 383 521

Chamada para a rede fixa nacional.

Colégio SJ Bosco
Rua Roberto Ivens, 562/572
4450-248 - Matosinhos